plano formativo

O Curso de formação no Modelo Psicoterapêutico HBM visa formar e credenciar Psicoterapeutas para o pleno exercício da Psicoterapia, sob o Modelo HBM.

Trata-se de uma formação com componentes teórica e prática que pode ser realizada em 2 ou 4 anos, mediante a carga horária dedicada ao estudo.

A atividade profissional da Psicoterapia HBM é regulada pela SPP HBM – Sociedade Portuguesa de Psicoterapia HBM.

CURSO TEÓRICO-PRÁTICO

PSICOTERAPIA HBM

DGERT

objetivos gerais

Compreender a saúde mental usando a Psicoterapia HBM.

Dotar os formandos de conhecimentos e técnicas no âmbito Modelo HBM.

Intervenção na saúde mental segundo a Psicoterapia HBM.

objetivos específicos

Demonstrar o esquema mental à luz da conceção Psicoterapia HBM.

Usar a estrutura de avaliação e diagnóstico característica da Psicoterapia HBM.

Diagnosticar dificuldades emocionais utilizando a Psicoterapia HBM.

Atuar terapeuticamente na alteração do estado emocional perturbador recorrendo à Psicoterapia HBM.

níveis de formação

A formação em Psicoterapia HBM é constituída por 3 níveis num total de 1110 horas

NÍVEL 1 – Formação Teórica inicial

  • Formação online assíncrona, mentorias e seminários
  • Total: 150 horas

NÍVEL 2 – Formação Prática

  • Total: 100 horas

NÍVEL 3 – Formação e Prática Clínica Supervisionada

  • Total: 800 horas

+ Psicoterapia Individual

  • Total: 20 horas

Para mais informações sobre o Curso de Formação em Psicoterapia HBM e para se manter informado sobre as novidades, deixe os seus dados que nós entramos em contacto consigo. 

* Preenchimento obrigatório

perguntas frequentes

O que é a Psicoterapia HBM?

A Psicoterapia HBM é um modelo de intervenção em saúde mental que assenta a sua prática no reconhecimento de padrões objetivos que afetam as pessoas e que originam perturbações emocionais como a Depressão e a Ansiedade.

O modelo teórico da Intervenção HBM foi construído através da observação de milhares de pacientes, o que permitiu a definição de padrões mentais e comportamentais que explicam o porquê de as pessoas sofrerem com estados psicológicos tão limitadores. Esta intervenção mostra-se assim muito assertiva, eficaz e eficiente.

Na intervenção clínica, utilizamos variações de técnicas já muito exploradas como a Hipnose e a Programação Neurolinguística. Estas técnicas conjugadas com o poder do entendimento teórico são, de facto, transformadoras.

Saiba mais aqui.

Quem pode ser Psicoterapeuta?

Um Psicoterapeuta é um profissional que, tendo por base um determinado entendimento teórico sobre a mente humana e as suas disfunções, utiliza técnicas psicológicas para ajudar os seus clientes a superarem as suas dificuldades emocionais. Esta prática só se considera profissional quando a pessoa dela obtém rendimentos. 

Todas as pessoas que obtenham formação num determinado modelo psicoterapêutico, cumprindo os requisitos e sendo aceites no seio de uma determinada sociedade de psicoterapia, poderá exercer a função profissional de Psicoterapeuta desse modelo.  

Não é obrigatório que a formação seja realizada em sociedades que representam determinados modelos psicoterapêuticos, mas é uma garantia de qualidade e de supervisão pelos pares.  Na verdade, a psicoterapia é uma atividade de ajuda psicológica ao outro e não uma escola específica ou conceito fechado.  

Um profissional que exerça uma atividade de ajuda ao outro, utilizando técnicas psicológicas, dentro dos conceitos científicos, mesmo que não faça parte de nenhuma sociedade de psicoterapia, pode intitular-se de Psicoterapeuta.

A única regra para se ser um psicoterapeuta deve ser trabalhar em beneficência psicológica das pessoas que sofrem de doença emocional, utilizando técnicas não anticientíficas.

Consideramos que um profissional, que se intitule de Psicoterapeuta, não deve desenvolver o seu trabalho terapêutico, utilizando conhecimentos teóricos e técnicas de intervenção que contradigam os fenómenos científicos existentes e compreendidos.

A Psicoterapia HBM compreende a mente humana dentro dos conceitos aceites pela ciência, compreendendo que a doença emocional tem origem nas dificuldades que as pessoas têm em gerir as suas emoções ao longo da vida, não por serem mais fracas, mas porque as experiências que viveram foram demasiado intensas ou traumáticas. Estes traumas e bloqueios emocionais original as perturbações emocionais como a Depressão ou a Ansiedade. A Psicoterapia HBM defende que a forma de desbloquearmos os traumas que nos limitam, é através da utilização da própria imaginação para desconstruirmos as ligações emocionais que ainda afetam a nossa memória.

Qualquer pessoa, licenciada nas áreas sociais e humanas com vontade e vocação para ajudar o próximo, será bem-vindo a aprender a Psicoterapia HBM e a exercer na sua clínica privada ou integrados em projetos clínicos variados.

Como se obtém formação em Psicoterapia?

São as sociedades, associações ou empresas, constituídas por praticantes de determinado modelo, que formam os novos psicoterapeutas, portanto uma formação entre pares. Não existe licenciatura, mestrado ou doutoramento que forme psicoterapeutas em Portugal, nem o seu ensino é veiculado pelas universidades.

A Academia HBM e a Clínica da Mente são, até à data, as únicas entidades que formam Psicoterapeutas HBM.

Além da formação nestas entidades, os candidatos a Psicoterapeutas HBM devem cumprir os requisitos e serem aceites por avaliação da sua formação pela SPPHBM – Sociedade Portuguesa de Psicoterapia HBM.

Quais os conhecimentos necessários e qual a duração da formação em psicoterapia HBM?

Na Psicoterapia HBM, existe uma aprendizagem teórica/prática de 250 horas e a prática clínica supervisionada de 40 casos clínicos em contexto de trabalho ao longo de mais de 800 horas.

O Psicoterapeuta deve também passar por um processo de psicoterapia pessoal. A duração mínima da formação em Psicoterapia HBM é de 2 anos, podendo chegar aos 5 anos, no caso de não haver exclusividade no exercício profissional de Psicoterapia.

A psicoterapia HBM é reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses?

Todas as formas de psicoterapias são atividades independentes de ordens ou associações profissionais. As psicoterapias são intervenções livres e os seus profissionais atuam em prol do bem às pessoas que sofrem, com as melhores ferramentas que, em cada momento, se consigam munir.  

Apesar de muitos psicoterapeutas serem psicólogos, a Ordem dos Psicólogos não tem poder de regulação sobre esta atividade profissional. Não tem poder regulatório, quer sobre as Sociedades de psicoterapia, quer sobre as clínicas de psicoterapia, quer sobre as práticas psicoterapeutas, sejam elas efetuadas pelos psicólogos ou não.

No entanto, sabemos que há vontade, por parte de algumas ordens profissionais, de controlar esta atividade, ainda que sem sucesso. Esta possibilidade foi rejeitada pelo parlamento português por altura da discussão dos Atos profissionais das ordens.

Apesar da impossibilidade de as ordens profissionais controlarem ou interferirem na atividade de psicoterapia, a Ordem dos Psicólogos, em 2018 emitiu um parecer em que realçava que não reconhecia a Psicoterapia HBM e que desaconselhava o uso deste modelo pelos psicólogos, alegando que carecia de evidências científicas.

Esta opinião só pode estar assente na ignorância acerca da metodologia HBM e do seu percurso de comunicação científica.

Ao longo dos anos temos publicado diversos artigos e estudos sobre o modelo psicoterapêutico HBM e o seu impacto.

Podemos consultar aqui as publicações científicas mais relevantes:

3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses

13º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde

Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde – Revista/Jornal Psicologia, Saúde & Doenças

XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia

Advances in Social Sciences Research Journal

MedCrave – Journal of Psychology and Clinical Psychiatry – The impact of sleep in fibromyalgia, an exploratory study

MedCrave – Journal of Psychology and Clinical Psychiatry – Anguish… the pain of death: predictor of suicidal ideation

Psychreg – Journal of Psychology

Site da SPPHBM – Sociedade Portuguesa de Psicoterapia HBM

Publicamos os nossos estudos no site da Sociedade Portuguesa de Psicoterapia HBM, para que a todos seja disponibilizada a informação mais recente da atividade científica da SPPHBM.

Como se processa a formação nos seus 3 níveis e qual é o valor da Formação HBM?

Existem 3 níveis de formação no curso de Psicoterapia HBM.

Níveis 1 e 2

Estes níveis têm fundamentalmente uma base Teórica/Prática e são assentes na aprendizagem Online Assíncrona e Síncrona das metodologias e estudos de caso. Ao longo de 250 horas o formando irá aprender todos os conteúdos teóricos e metodologias de intervenção da Psicoterapia HBM. Além destes conteúdos o formando terá um acompanhamento contantes dos mentores da Academia HBM, que semanalmente acompanharão o progresso da aprendizagem e farão no mínimo 30 estudos de caso.

Estes primeiros dois níveis tem um valor de 3.900 euros.

Nível 3

Este nível da formação profissional, está dedicado à prática clínica supervisionada e é constituída por 3 Fases.

Neste nível, o formando, ao longo de mais de 800 horas, será supervisionado na sua prática Clínica por supervisores da Academia HBM. O objetivo deste nível é o tratamento de 40 casos clínicos com as metodologias da Psicoterapia HBM.

FASE 1

Nesta fase da formação, são tratados os primeiros 10 casos, onde o formando observará o seu supervisor na intervenção clínica com clientes reais e fará as suas primeiras intervenções psicoterapêuticas.

Carga horária:

  • 180 horas de trabalho Clínico
  • 70 horas de supervisão em consulta
  • 20 horas de supervisão em análise de caso

FASE 2

Nos 10 casos seguintes, o será o formando a fazer a intervenção clínica sendo acompanhado pelo supervisor.

Carga horária:

  • 180 horas de trabalho Clínico
  • 50 horas de supervisão em consulta
  • 20 horas de supervisão em análise de caso

FASE 3

Os últimos 20 casos, apenas o formando fará a intervenção clínica, sendo estes casos clínicos supervisionados à posteriori pelo supervisor.

Carga horária:

  • 360 horas de trabalho Clínico
  • 40 horas de supervisão em análise de caso

O valor a pagar pela formação de cada uma das fases corresponde ao pagamento de 45 euros por hora de supervisão.

A nível económico, o custo é diluído pelo valor dos tratamentos efetuados. Os 40 tratamentos efetuados no âmbito da formação correspondem a 480 sessões terapêuticas com clientes reais, que se forem cobrados pelo formando num valor justo de 100 euros por sessão, o formando terá a rentabilidade de 48.000 euros.

Posso fazer apenas os níveis 1 e 2?

Sim. Com estes níveis o formando adquirirá os conhecimentos necessários a uma prática clínica diferenciada, podendo utilizar as metodologias em prol dos seus clientes.

No entanto, a prática clínica com qualidade e experiência necessária para ser um Psicoterapeuta HBM, só advém com a prática e experiência adquirida no nível 3 da formação.

Só os formandos que concluem com sucesso os 3 níveis de formação, poderão pertencer à SPPHBM e intitularem-se Psicoterapeutas HBM e comunicar as metodologias utilizadas como sendo HBM.

Como faço para me inscrever na Formação de Psicoterapia HBM?

A inscrição no curso, começa com uma pequena reunião, sem compromisso, onde perceberemos a sua motivação e analisaremos o seu Cv académico. Segundo os estatutos da SPPHBM – Sociedade Portuguesa de Psicoterapia HBM, os profissionais com formação em psicologia têm acesso direto ao curso e todos os outros profissionais com formação universitária diferente devem ter uma aprovação prévia por parte da SPPHBM.

Nesta reunião, tiramos todas as dúvidas que possam existir, nomeadamente as formas de pagamento e a estratégia formativa aplicada.

Quer inscrever-se ou obter mais informações?
Agende uma reunião com a Academia HBM.

formação especializada

És Psicólogo e/ou Terapeuta? Queres fazer a diferença? Precisas de equilíbrio profissional?

então esta formação é para ti!

Formação Especializada - Psicoterapia HBM